terça-feira, 27 de julho de 2010

O NOVO AUDI A7


Com a concorrência cada vez maior no segmento de sedãs executivos os fabricantes recorrem à criatividade cada vez maior de seus departamentos de marketing, na tentativa de criar categorias inéditas. O Mercedes Benz CLS foi o precursor dessa tendência ao mesclar a esportividade de um cupê com a praticidade dos sedãs de 4 portas, sendo o alvo natural de todos os fabricantes de veículos de luxo e prestígio.

A Audi é um desses fabricantes e apresentou o A7 Sportback, que será lançado oficialmente no Salão de Paris em outubro:


Como concorrentes diretos do novo A7 Sportback podemos citar o próprio Mercedes CLS, o Passat CC, o BMW Série 5 Grant Turismo e superesportivos de luxo como o Porsche Panamera, Aston Martin Rapide e o Maserati GTS.


E por falar no Panamera, é com ele que o A7 se parece quando levamos em conta as dimensões externas: são 4,97 metros de comprimento, 2,91 metros de distância entre-eixos, 1,42 metro de altura e 1,91 metro de largura. Em nenhuma dimensão a diferença para o Panamera ultrapassa dois centímetros.


Original, a traseira combina harmoniosamente com os vincos bem definidos dos ombros e com a linha ascendente dos vidros. O capô longo e afilado faz a ponte com a identidade da marca, mas sobressai com os faróis em LEDs opcionais.



No trem de força, apenas motores V6: são duas opções a gasolina, sendo que a versão de entrada conta com o V6 2.8 FSI aspirado de 204cv e 28,5kgfm de torque, que leva o carro até os 100km/h em 8,3 segundos e à velocidade máxima de 235km/h. Equipado com compressor volumétrico, o V6 3.0 TFSI gera 299cv e 40,8kgfm, que reduzem o tempo de aceleração aos 100 km/h para 5,6s, com máxima limitada a 250 km/h. Ambos estão equipados com câmbio automático de sete marchas Stronic e tração integral Quattro. Há também a opção do 3.0 TDI turbodiesel dotado de duas faixas de rendimento: 204cv e 40,7kgfm (45,8 kgfm com tração integral) e 244cv e 50,9kgfm.


No interior (elegantemente decorado com alumínio, couro e madeira) o destaque fica por conta da grande tela retrátil. Dependendo da configuração escolhida ela tem 6,5 ou 8 polegadas sensível ao toque e abriga o MMI, sistema de multimídia da marca. Junto com ele vem uma inovação emprestada do sedã de luxo A8: um pequeno painel no console central em que o usuário escreve o lugar que quer ir ou o número de telefone que quer ligar.


A direção é do tipo eletromecânica, assistida apenas em manobras. A suspensão independente nas quatro rodas tem como opcional o amortecimento a ar, de funcionamento adaptativo e altura ajustável. Os freios são a disco nas quatro rodas, com ABS e EBD, que fazem tabela com os controles de estabilidade e de tração. As rodas aro 18 com pneus 255/45 são de série, mas podem dar lugar a outras aro 19 ou 20.


O Audi A7 Sportback começa a ser vendido na Europa logo após o Salão de Paris pelo preço de 51.250 euros, preço bom o suficiente para concorrer com seu principal concorrente, o Mercedes-Benz CLS, que é vendido por 57 mil euros.

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